Maria Amada, mística e missionária

Madre Maria Amada do Menino Jesus

A Serva de Deus Madre Maria Amada do Menino Jesus é uma grande mística, talvez uma das mais destacadas do século XX. A pesar de não ser tão conhecida, como outras escritoras místicas, mesmo mexicanas, como a Venerável Concepción Cabrera de Armida (1862-1937), fundadora das Obras da Cruz ou a Serva de Deus Maria Angélica Álvarez Icaza (1887-1977), fundadora do Mosteiro da Visitação do México D.C.

A Madre Maria Amada não teve somente uma grande experiência de Deus, como também é portadora de uma mensagem eclesial, que ainda deve ser mais meditada e conhecida.

Os santos são obra do Espírito Santo, que embeleza sua Igreja com as mais belas pedras preciosas. Cada um faz brilhar os esplendores do Verbo Encarnado na história. Por isso, todo santo é profético, pois cheio de Deus, vive na Eternidade.

AMADA

Na tradição das Escrituras, no Antigo e Novo Testamento, o Nome tem um grande significado, o Nome traz consigo uma missão, uma vocação, como Abraão e São Paulo. Como o Nome Santíssimo do Verbo Encarnado, Jesus!

Também há uma tradição na Vida Consagrada, desde as origens monásticas seja no Ocidente seja no Oriente. Sendo a consagração religiosa um aprofundar da consagração batismal, em muitos institutos, o consagrado ou a consagrada recebe também um nome novo.

Ao ingressar na Ordem do Verbo Encarnado e do Santíssimo Sacramento, María Regina Sánchez Muñoz, recebeu um nome novo que marcará sua vida: MARIA AMADA DO MENINO JESUS.

Maria Regina será para sempre AMADA. Este será o centro de sua vida interior: sentir-se amada, conhecer-se amada, experimentar-se amada. Todas as demais graças de sua vida, todas suas ações fluem da graça de ser AMADA.

Por meio de uma sucessão de graças extraordinárias, o Senhor vai formando, educando, moldando a alma de sua AMADA, para fazê-la fundadora, mestra e mãe.

Coração Amantíssimo

O Coração de Jesus, centro de sua vida, vai se revelando a Ela. Quem de nós poderá compreender a profundidade das graças que o Divino Coração derramou na alma de sua Amada?

Maria Amada receberá inúmeras luzes e graças, para compreender o Interior do Coração de Jesus, ingressar no Coração do Verbo Encarnado.

Na contemplação, ela descobre e experimenta “os sentimentos do Coração de um Deus, amantíssimo Pai, Irmão, Amigo, Esposo, Rei

Ela será constituída Mensageira deste Coração, do “Coração Amante”, Missionária do “Coração Amantíssimo de Jesus”.

Que lindo contemplar como em seus escritos estas palavras brotam com tanto frescor e naturalidade! Sem afetação, mas com a convicção de quem conhece o que escreve. Não como uma abstração. Sua linguagem cheia de poesia é resposta de amor ao Coração de Jesus. Suas palavras estão cheias da unção que somente uma alma que se conhece Amada pode ter.

Maria Amada é a mística do Coração Amantíssimo, para um século que desconhece o Amor. Nós falamos de amor, cantamos o amor, tentamos mesmo comprá-lo, mas não conhecemos o verdadeiro Amor. Não conhecemos a verdade que somos AMADOS por Deus.

Maria Amada é a mensageira do Coração Amantíssimo de Jesus, especialmente para os pequenos: “Entendi o amor e a ternura do Coração de Jesus, pelos pequenos, frágeis e desvalidos”.

O Fogo do Amor

O amor é fogo, e fogo que dilata e abrasa”, diz Maria Amada. Diz por experiência, porque vivendo neste Coração Amantíssimo, ela é convertida em Fogo!

Mas o que deseja de nós este Coração Amantíssimo? Quais são os desígnios de amor do Divino Coração?

O Coração Amantíssimo de Cristo, o Coração de Jesus quer que sejamos fogo”, diz Maria Amada.

Madre Maria Amada faz profundamente a experiência do Evangelho e em seu coração ressoam as palavras do Senhor: “Eu vim lançar fogo à terra, e que tenho eu a desejar se ele já está aceso?” (Lc 12,49)

A este mundo frio, gélido, sem amor, o Coração Amantíssimo nos enviou Maria Amada, para incendiar o mundo inteiro com o fogo do Coração de Jesus, para extensão do seu Reino de Amor!

E ainda hoje, a este Coração Amantíssimo, Ela conduz as almas, “para serem abrasadas no fogo divino de seu puro amor”.

E hoje, vivem para dilatar pelo mundo este Fogo do Coração Amantíssimo, suas filhas e filhos: Missionárias, Missionários e Missionários Leigos do Sagrado Coração de Jesus e Santa Maria de Guadalupe. Missionários e Missionárias de Fogo!

Maria Amada, sejas tu nossa Mestra de Amor, fazei-nos conhecer este Coração Amantíssimo, ensinai-nos a fazer sua Vontade, viver de sua Palavra. Fazei-nos viver neste Coração Amante, para que como tu, sejamos fogo, sejamos missionários do Amor do Coração de Jesus aos pequenos.


Autor: José Eduardo Câmara de Barros Carneiro

Disponível: http://www.mariaamada.com/pt/article/maria-amada-mistica-e-missionaria