Em preparação a Solenidade de Corpus Christi, apresentamos um Itinerário de oração meditando nas Cartas da Serva de Deus Angelina Pirini, verdadeira alma eucarística.

Angelina nasceu em 30 de março de 1922 em Sala di Cesenatico, na Itália. Viveu sua curta existência sob o Sol Eucarístico, trabalhando por Cristo no apostolado realizado na sua paróquia nas fileiras da Ação Católica.

Angelina se consagrou totalmente a “Jesus Eucarístico, meu Amor”, em 16 de junho de 1938, aos 16 anos, na Festa de Corpus Christi, quando se oferece como “pequena vítima de amor” e se consagra com voto de virgindade.

Assim escreve no seu “Ato de consagração”: “(…) Meu doce Jesus, esta minha imolação realizada nesta Festa que me é cara, tem o todo o significado que eu desapareci de modo que não sou mais eu quem vivo mas somente Tu vives em mim. Sim, nesta oferta a Tua pequena quer se tornar o Teu alívio, o Teu brinquedo. Sou aquela menininha que quer saltitar perto do seu divino Pai, desejando vê-lo alegre, contente e amado por todos (…)”.

Em 2 de outubro de 1940, consumada sua oblação, encontrará seu divino Esposo, com apenas 18 anos.


SEGUNDA-FEIRA

Um só desejo

“Eucaristia, Eucaristia: eis o grito da tua amiga enamorada só de Jesus Eucaristia! A tua mente, cara, esteja ocupada com este único pensamento e grito: Eucaristia. O teu coração esteja inflamado por uma só chama, e esta seja a chama de amor a Jesus Eucaristia. Também o teu coração de jovem pura tenha um só desejo: amar a Jesus e fazê-lo amar por todos”

(Carta V. À sua amiga Dina Censi).


TERÇA-FEIRA

Simplicidade

“Ó, como Jesus é bom, o quanto nos ama! Como não sentis queimar no peito a chama do amor? Não sentis o tormento de Jesus Eucaristia?

A Ele amemos, a Ele amemos, ofertemos tudo a Ele, aprendamos nas pequenas coisas a nos abandonar à Sua Vontade. Isso que quer dizer amar.

Jesus, meninas, quer que os Seus Altares sejam cercados por “almas pequenas, almas confiantes, almas que saibam se abandonar a Ele”. Pois bem, nós queremos ser estas almas que adornam o Seu Altar, fazendo-o sorrir de complacência. Saibam, então, que Jesus não pede grandes coisas, não. Ele quer a simplicidade, a simplicidade!”

(Carta LXXII. Às meninas da Ação Católica).


QUARTA-FEIRA

Sozinha com Jesus sozinho

“Estou aqui sozinha, sozinha com Jesus sozinho, aqui em intimidade com o meu Esposo, com meu Pai divino.

O meu pensamento nesta solidão voa para perto do Sacrário, e ali para sem buscar outro, porque ele é o ponto principal de toda a minha vida, e a Fonte de água na qual quer matar a minha sede, o Mar do amor onde quero a qualquer custo mergulhar, o Sol Divino que unicamente pode iluminar, aquecer e inflamar de amor a minha alma.

Ó, o Sacrário, luz dos meus olhos, quanto me atrai!”

(Carta CLVI. Ao seu Diretor espiritual).


QUINTA-FEIRA

CORPUS CHRISTI

“A Eucaristia! Eis a minha força, eis a luz.

Ó, se todos fixassem com os olhos da fé o Sacrário e penetrassem dentro daquela Divina Casinha na qual por amor esta encerrado Jesus, todos poderiam ser santos, ou melhor, seriam santos!

Quando me encontro na Igreja diante de Jesus, não sinto mais nada, parece mesmo que o mundo não existe mais, mas que só existe para mim Jesus.

Quando então Jesus desceu a mim, ó, então me parece ser uma rainha! E, de fato, sou sua Esposa e Ele é o Rei. Como falo de bom grado! Quanto me ama Jesus, em tudo me contenta! A Ele me confio toda e digo: “Recorda-te, Jesus, que eu sou Tua, que quero ser toda Tua: pensai Tu!”.

Ó, a Eucaristia, refrigério das almas santas, como é doce dizer: “Eucaristia”!

Jesus, que eu seja uma alma Eucarística, Eucarísticas sejam as almas, especialmente aquelas que me confiastes. Fazei, ó Jesus, que eu possa exalar em todos os lugares o Teu perfume, de modo especial na minha família.

Fazei que os meus pais Te conheçam verdadeiramente e Te amem; que as minhas Irmãs, ó doce Jesus, sejam santas!

Jesus, que os Sacerdotes sejam todos almas santas”.

(Carta LXXXVIII. Ao seu diretor).


Cf. Angelina Pirini. Lettere. Presentazione e note del P. Filippo D’Amando c.p. Ed. Stilgraf. Cesena – 2004