Para prepararmos a Solenidade do Sagrado Coração, Dia Mundial de Oração pela Santificação pelos Sacerdotes, preparamos uma seleção de textos retirados do Diário íntimo da Venerável Madre Luísa Margarida Claret de la Touche (1868-1915), fundadora da Obra do Amor Infinito, que recebeu uma missão do Coração de Jesus para os sacerdotes.

Para cada dia, separamos uma meditação do Diário da Venerável Madre Luísa Margarida, e sugerimos que todos os dias, seja recitada a Oração pelos sacerdotes, que ela escreveu.


PRIMEIRO DIA

Eu te darei almas de sacerdotes

Ontem, eu me encontrava diante do Santíssimo Sacramento, eu sofria e estava neste estado de espírito, fatigado e doloroso, no qual eu me encontrava há algumas semanas, quando Jesus se fez sentir a minha alma. Eu o adorei docemente, consolada por sua presença, e rezando-lhe por nosso pequeno noviciado, eu lhe pedi dar-me algumas almas que eu pudesse formar para Ele. Então, ele me respondeu: « Eu te darei almas de homens ». Profundamente surpreendia por essas palavras, das que não compreendi o significado, eu permaneci silenciosa buscando explicá-las a mim.  E Jesus retomou: « Eu te darei almas de sacerdotes […] Tu, é por meu clero que te imolarás; eu quero te instruir durante esta oitava, escreve tudo o que eu te direi ». Eu não queria mais escrever, mas obedecerei a Jesus” (06 de junho de 1902).

Rezar a Oração pelos Sacerdotes


SEGUNDO DIA

É preciso que Ele me ame

O sacerdote é um ser de tal modo investido por Cristo que ele se torna quase um Deus, mas é um homem também e é preciso que o seja. É preciso que ele sinta as fraquezas, as lutas, as dores, as tentações, os temores, as revoltas do homem; é preciso que ele seja miserável para ser misericordioso; e é preciso também que ele seja forte, que ele seja puro, que ele seja santo para ser santificante. É preciso que meu sacerdote tenha o coração grande, terno, ardente, poderoso para amar. Ele tem tanto para amar, o sacerdote! É preciso que ele me ame, a mim, seu Mestre, seu irmão, seu amigo, seu consolador, como eu o amei, e eu o amei até confundir minha vida com a sua, até me tornar obediente a sua palavra. Ele deve amar ainda minha Esposa, a sua, a Santa Igreja, e de que amor, de um amor apaixonado e zeloso, zeloso de sua glória, de sua pureza, de sua unidade, de sua fecundidade. Enfim, ele deve amar as almas como seus filhos. Que pai tem tantos filhos para amar como o sacerdote?” (06 de junho de 1902).

Rezar a Oração pelos Sacerdotes


TERCEIRO DIA

Tesouros de amor

O coração de meu sacerdote deve ser uma chama ardente que aquece e que purifica. Se ele soubesse, meu sacerdote, os tesouros de amor que meu Coração contém para ele! Que ele venha ao meu Coração, que dele tire, que se encha de amor até transbordar e se derramar sobre o mundo! Margarida Maria mostrou meu Coração ao mundo, tu, mostra-o aos meus sacerdotes, atraí-os ao meu Coração“. (07 de junho de 1902).

Rezar a Oração pelos Sacerdotes


QUARTO DIA

A Grandeza do Sacerdote

Ele me mostrou a grandeza do sacerdote. O sacerdote, tomado dentre os homens se eleva até Deus; ele é colocado entre o homem e Deus, mediador como Jesus e com Jesus. Ele foi, por assim dizer, transubstanciado em Jesus e entra desse modo em seus divinos estados e suas divinas prerrogativas. Ele é, com Jesus, sacerdote, pontífice, mediador, advogado, intercessor. Ele é o grande adorador do Pai. Ele é também, com Jesus, oferenda, expiação, vítima. Deste estado de união particular a Jesus, todos os atos do sacerdote tiram uma incompreensível excelência” (08 de junho de 1902).

Rezar a Oração pelos Sacerdotes


QUINTO DIA

Uma manifestação especial

Após a Comunhão, eu disse a Jesus: « Meu Salvador, quando nossa bem-aventurada Irmã [Santa Margarida Maria] mostrou vosso divino Coração ao mundo, vossos sacerdotes o viram, isto não basta? »

Jesus respondeu: « Eu quero fazer a eles agora uma manifestação especial ». Depois, ele me mostrou que há uma Obra a fazer que é de aquecer o mundo pelo amor, e que ele quer servir-se de seus sacerdotes para isso. Ele me disse com uma expressão tão tocante e tão terna que as lágrimas vieram aos meus olhos: « Eu preciso deles para realizar minha Obra ! » Para que eles possam difundir o Amor, eles devem estar cheios, e é no Coração de Jesus que eles devem ir recolher” (10 de junho de 1902).

Rezar a Oração pelos Sacerdotes


SEXTO DIA

Triunfo do seu Amor

“Ele me fez compreender que ele não quer que seus sacerdotes sejam somente adoradores de seu Coração, mas que ele quer formar uma milícia que combata para o triunfo de seu amor. Estes que farão parte dessa milícia do Divino Coração se comprometerão entre outras coisas a pregar o Amor Infinito e a Misericórdia, e a serem unidos entre si, não sendo senão um só coração e uma só alma para o bem, nunca pondo obstáculos uns aos outros nas suas obras”. (13 de junho de 1902).

Rezar a Oração pelos Sacerdotes


SÉTIMO DIA

Semeadores de amor

Ontem, Festa de São João Batista, entrando no coro, eu me pus, simplesmente, em espírito aos pés de Jesus, sem nada dizer. Eu senti logo minha alma como que separada de todas as coisas, e intelectualmente eu vi como um céu de outono triste e frio: um grande vento soprava, no céu denso, nuvens cinzentas; abaixo, a terra marrom onde não aparece nenhuma vegetação se estendia a perder de vista, e eis que alguns homens passam; eles tomam do seu peito sementes e as lançam com as mãos cheias sobre a terra e a voz de Jesus me diz : « Eu quero que meus sacerdotes sejam semeadores de amor ! » Então eu não vi mais nada, a voz de Jesus me tinha transportado, uma luz intensa enchia minha alma; algo de ardente penetrava todo meu ser ” (25 de junho de 1902)

Rezar a Oração pelos Sacerdotes


OITAVO DIA

Irei aos Meus Sacerdotes

“Eu encontrei o meio de fazer penetrar o Amor no mundo e assim purificá-lo e aquecê-lo. Eu irei até aqueles que institui para participar no Meu eterno Sacerdócio e que o continuam sobre a terra: irei aos Meus sacerdotes.  Suas almas são mais puras; eles são mais livres das preocupações terrenas; eu os atrairei ao Meu Coração; e os encherei de amor, e por eles, o Amor Infinito fluirá até as almas” ( 01 de maio de 1903).

Rezar a Oração pelos Sacerdotes


 NOVO DIA

Moradas de Amor

“No Coração de Jesus há partes ainda inexploradas que Ele guardou para seus sacerdotes, e um campo que lhes é reservado. Há moradas de amor, onde somente os sacerdotes entrarão, e onde eles encontrarão tudo o que eles têm necessidade para serem fiéis representantes de Jesus. E depois, quando eles aí entrarem, sairão todos cobertos de uma certa graça que agirá nas almas. Muitos entraram nestas divinas moradas sem o saber e foram os verdadeiros continuadores da missão de Jesus. Mas quando souberem o caminho, muito mais entrarão, e isso será para a salvação de muitas almas” (06 de junho de 1903)

Rezar a Oração pelos Sacerdotes


ATO DE CONSAGRAÇÃO AO SAGRADO CORAÇÃO

Venerável Madre Luísa Margarida Claret de la Touche

“Coração adorável do meu divino Salvador, eu me ofereço e consagro toda a Ti. A minha alma que Tu criastes a tua imagem, a minha inteligência que iluminastes com a luz da fé; o meu coração que, depois de ter amado as criaturas, não quer amar outros além de Ti e quer bater só por Ti; o meu corpo que participou e contribuiu às perdas do meu espírito, mas que quer com a penitência sustentar e cooperar para sua recuperação; todas as potências superiores da minha alma e as potências inferiores do meu corpo, tudo Te dou e abandono a Ti. Não quero ter mais outra vontade senão a Tua, outro desejo senão aquele de agradar-te, outro amor senão o teu puro amor. Assim seja”.

(Consagração realizada em 30 de junho de 1890 e renovado em 26 de setembro em Paray-le-monial)